Resenha: Quem me roubou de mim?

Encaro a tela do computador e tento reorganizar os pensamentos para finalmente começar a falar sobre esse livro.


Senti uma necessidade absurda em ler esse livro. Sabe quando seu coração grita : "É ESSE! " ? Pois bem,foi exatamente assim que aconteceu. "Quem me roubou de mim?"  passou na frente de todos os outros livros que estavam na "fila" e hoje entendo o motivo dessa necessidade. Uma parte de mim já sabia que eu me redescobriria ao longo do mesmo.
Aprendi e acima de tudo cresci como pessoa. Descobri coisas, e revi inúmeros conceitos. Tantas pessoas ao longo desse tempo roubaram minha subjetividade, quando tempo comparava desejo e prazer, erradamente. Quanto tempo "mascarei" outros sentimentos falando que era amor porque era mais cômodo.
A verdade bateu na porta e finalmente abri. É doloso, mas " mais vale uma verdade amarga que tenha o poder de nos fazer crescer do que uma mentira adocicada que nos mantenha acorrentados no cativeiro da ignorância. "
 Querem a verdade? Não sou a mesma pessoa que começou a ler esse livro. No livro cita que estamos em constante amadurecimento e hoje sinto que evolui, nem que seja um pouco, como ser humano após a leitura e a compreensão desse livro.
No incio me assustei com o vocabulário, confesso que não é do tipo que estou acostumada, mas sinceramente? Gostei do "desafio" Foi libertador, literalmente.
Ainda não consegui expressar em palavras o que esse livro realmente é... Então quero somente pedir: Leiam-o. Saiam da sua zona de conforto e se arrisque. Vocês não vão se arrepender, pelo contrario, vão se descobrir, ou melhor, redescobrir em todos os sentidos.



Sinopse: Em “Quem me roubou de mim?” Padre Fábio de Melo aborda uma violência sutil, mas destruidora, que aflige muitas pessoas: o sequestro da subjetividade. Essa expressão pouco comum refere-se à privação que sofremos de nós mesmos quando estabelecemos com alguém, nas palavras do próprio autor, “um vínculo que mina nossa capacidade de ser quem somos, de pensar por nós mesmos, de exercer nossa autonomia, de tomar decisões e exercer nossa liberdade de escolha”. Uma vez sequestrados, perdemos a capacidade de sonhar, ficamos impossibilitados de viver as realizações para as quais fomos feitos e não temos com quem reclamar. Precisamos, portanto, estar sempre atentos para que isso não nos aconteça pois, como escreve padre Fábio: “Nenhuma relação humana está privada de se transformar em roubo, perda de identidade, ainda que as pessoas nos pareçam bem-intencionadas. Um só descuido e as relações podem evoluir para essa violência silenciosa. Basta que as pessoas se percam de seus referenciais, [...] que confundam o amor com posse, que abram mão de suas identidades, e que se ausentem de si mesmas”.



Páginas: 210
Escritor: Pe. Fábio de Melo
Editora: Planeta



Sim, marquei todas essas partes do livro com post's its. Cada parte me marcava tanto que ficava até perdida. Até tentei me controlar, mas acho que não deu né? hahaha

Espero que tenham gostado da resenha, gente bonita! Vocês tem algum livro que marcou a vida de vocês tanto quanto "Quem em roubou de mim?" me marcou? Me digam nos comentários. Beijos!

6 comentários:

  1. Eu compraria o livro só pela capa! hahaha Adorei conhecer um pouco mais da história.

    www.tekatecla.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Gostei muito da resenha, mas não sei se leria esse livro. Ele não é um dos meus gêneros favoritos, mas quem sabe futuramente eu posso me interessar pela história? ☺

    ResponderExcluir
  3. Oie gata garota, tudo bem com você?
    Ahh eu amo esse livro!
    Umbeijo :)
    https://vaibemcomtudo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, lindona!
    A princípio não me despertou interesse, mas acho que tudo tem a ver com nosso momento, e nossas necessidades pessoais. Que bom que, de alguma forma esta leitura te tocou, e contribuiu para o seu crescimento, excelente resenha, você transmitiu lindamente suas impressões, sentimentos e conclusões, parabéns!
    Beijos
    Ale | Diva Todo Dia

    ResponderExcluir
  5. O livro que me marcou foi Pollyanna, você deveria ler, é muito linda a história e o jogo do contente é um aprendizado para a vida.
    Amei o modo como você escreveu a resenha, realmente dá para sentir o quanto esse livro te impressionou em cada palavra que você escreveu. É assim que eu idealizo uma resenha e poucos são os que conseguem realmente fazê-la. Parabéns, viu?
    Vou começar a acompanhar aqui.
    Beijos
    Nanda
    - www.nandalandia.com -

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Gostei bastante da sua resenha e em como ele te ajudou a se encontrar. Infelizmente, não é o tipo de livro que me atrai nem que me dá vontade de ler! Mas o modo como te tocou e você se expressou aqui, foi muito boa :)
    Beijos

    ResponderExcluir